Publicidade

3 aspectos no treinamento de Pliometria no Basquete





http://www.treinomestre.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Treinamento-de-pliometria-para-corredores.jpg

O basquetebol obteve uma rápida evolução transformando-se num dos esportes de grande evidência na cultura brasileira.

Em relação a condição física, foi necessário desenvolver metodologias de treinamento desportivo necessárias para a prática do jogo, que devem ser aplicadas com ênfase no desenvolvimento de todas as capacidades motoras, e devidamente sustentadas pelo treinamento de resistência, força, coordenação, flexibilidade, velocidade, que são fundamentais para a sustentação da condição física ideal para que o atleta possa suportar o jogo até o seu fina.

A capacidade de saltar é uma das mais importantes para o aprimoramento físico no basquetebol. Esse tipo de capacidade aprimorada permite que o atleta tenha chances maiores de ser bem sucedido, por exemplo: no rebote, no arremesso (% de acerto), bandeja e bloqueio, e porque não, também nos sistemas aplicados ao basquete em geral.

A inclusão de exercícios pliométricos dentro de um programa de treinamento físico tem como objetivo o aumento do desempenho atlético, portanto necessita de cuidado e planejamento. Três aspectos precisam ser observados:

-  A escolha dos exercícios pliométricos a serem utilizados deve refletir as demandas específicas da modalidade esportiva. Por exemplo, um lutador de boxe precisa de força–rápida do troco e braço, portanto se beneficiara de exercícios como flexões de braço em queda.

- A pliometria deve estar integrada com o programa geral de treinamento do atleta.

- O domínio técnico dos exercícios é fundamental.

Embora as capacidades de salto e velocidade sejam limitadas em cada jogador, pode-se aprimorá-las com um programa cientificamente elaborado para desenvolver a força e potência dos músculos envolvidos. Para tanto é preciso que cada vez mais o treinamento físico e técnico, seja o mais próximo possível da realidade do jogo.

Importante lembrar que ao elaborar v programas de saltos, com especificidade no basquetebol, é necessário que os mesmos sejam executados dentro dos padrões de volume, intensidade, empenho e motivação, para melhor aproveitamento do tempo de treino, favorecendo assim a sua dinâmica de execução.


Comente:

Nenhum comentário