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Regras do Basquete 3x3





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O jogo de Basquete 33 (FIBA 33) será jogado de acordo com as Regras descritas abaixo.

As Regras Oficiais do Basquete da FIBA são válidas para todas as situações do jogo não mencionadas especificamente nas Regras Basquete 33 (FIBA 33). O espírito do jogo leal e do senso esportivo são elementos fundamentais nas Regras do Basquete 33 (FIBA 33).

Artigo 1 - Quadra
A partida será jogada na meia quadra de uma quadra regular do basquetebol da FIBA.

Artigo 2 - Equipes
Cada equipe deverá ter o máximo de quatro (4) jogadores (três (3) jogadores na quadra e um (1) substituto e um (1) técnico.

Artigo 3 - Oficiais
Os Oficiais deverão ser: um (1) árbitro auxiliado por três (3) oficiais de mesa (um Apontador, um Cronometrista e um Operador de dez (10) segundos.

Artigo 4 - Inicio da partida
4.1 As duas equipes devem aquecer simultaneamente (3 minutos)
4.2 A partida deverá começar com a equipe "A" fazendo um arremesso da linha de 3 pontos, convertendo o arremesso, a equipe ganha posse de bola iniciando do lado de fora da quadra pela lateral. Caso não converta, a posse de bola será da equipe "B".
A equipe que perder a posse de bola terá o direito a uma reposição conforme a regra de Posse Alternada. A seta será indicada para o banco da equipe que terá a próxima oportunidade da Posse Alternada.

Artigo 5 - Tempo da Partida - Vencedor da Partida
5.1 O tempo regular da partida consiste em dois (2) períodos de cinco (5) minutos cada.
5.2 Porém, caso uma equipe consiga marcar 33 ou mais pontos antes do término do tempo de jogo previsto acima, ela será considerada imediatamente como vencedora.
5.3 Se ao final do tempo regular o placar estiver empatado, serão acrescidos tantos períodos extras de dois (2) minutos quantos forem necessários para obter o desempate.
5.4 Haverá um intervalo de um (1) minuto antes de cada período e de cada período extra.
5.5 A equipe perderá a partida por desistência (33 x 00) se três (3) minutos após o horário marcado para o início da partida ela não se fizer presente na quadra de jogo com três (3) jogadores prontos para jogar.

Artigo 6 - Faltas de jogador - Faltas de equipe
Um jogador que cometer cinco (5) faltas será excluído da partida. Uma equipe estará em uma situação de penalidade após cometer quatro (4) faltas no período.

Artigo 7 - Aparelho de Dez Segundos
A equipe deve efetuar um arremesso à cesta dentro de dez (10) segundos.

Artigo 8 - Como a bola é jogada
8.1 Prosseguimento após cada cesta de campo ou lance livre convertido:
    • Um jogador da equipe que sofreu a cesta reiniciará a partida efetuando um passe de fora para dentro da quadra a partir de qualquer posição da quadra para qualquer um dos seus companheiros. Caso este se encontre na área de dois pontos deverá, através do drible ou passe, fazer a bola chegar à área de três pontos.
    • Pelo menos um passe deverá acontecer entre os jogadores da equipe atacante antes efetuar uma tentativa de pontuar.
8.2 Após cada arremesso de campo ou último lance livre não convertido:
    • Caso a equipe atacante ganhe o rebote, ela pode continuar a tentar marcar pontos sem retornar a bola para trás da linha de três pontos.
    • Caso a equipe defensiva ganhe o rebote, ela deve retornar a bola (passando ou driblando) para trás da linha de três pontos.
    • Pelo menos um passe deverá acontecer entre os jogadores da equipe atacante antes efetuar uma tentativa de pontuar.
8.3 Após roubo de bola, perda da bola etc.:
    • Se isto acontecer dentro da área de dois pontos, a bola deve ser passada ou driblada para um local atrás da linha de três pontos. Uma vez que a bola esteja atrás da linha de três pontos, pelo menos um passe deverá acontecer entre os jogadores da equipe atacante antes efetuar uma tentativa de pontuar.
8.4 Todas as reposições decorrentes de faltas (sem lances-livres), violações, bola fora de quadra, inicio do segundo período e de cada período extra, terão lugar fora da quadra, próximo do topo da linha de três pontos, no lugar mais próximo da infração. Os lugares deverão estar marcados fora da quadra com uma linha de cinco (5) cm. O árbitro entregará a bola para o jogador que fará a reposição e este deverá efetuar um passe para um companheiro que se encontre em qualquer posição dentro da quadra. Contudo, caso o jogador que receba o passe esteja na área de dois pontos, ele deverá driblar ou passar a bola para um local atrás da linha de três pontos.

Artigo 9 - Substituição
A substituição será permitida quando a bola se tornar morta e o cronometro de jogo estiver parado.

Artigo 10 - Tempo Debitado
Nenhum tempo debitado será concedido para qualquer equipe em qualquer momento.

Fonte



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