Publicidade

Como trabahar o basquete na escola






Basquetebol (ou basquete como é mais conhecido no Brasil, do inglês basketball, literalmente "bola na cesta"), é um esporte coletivo jogado por duas equipes de 5 jogadores, que tem objetivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades do campo de basquete, seja num ginásio ou ao ar livre.

O professor pode introduzir diversas dinâmicas com os aluos. Uma dica é promover a vivência da modalidade conforme suas origens. Com dois cestos pendurados a aproximadamente três metros de altura do solo, divida a turma em dois grupos e proponha o início de um jogo cuja única regra é lançar a bola dentro do cesto. No transcorrer da atividade, faça breves interrupções para discutir as dificuldades enfrentadas pelos participantes. Solicite a elaboração de regras para tornar o jogo mais interessante. Quando a turma chegar a um consenso, peça que comparem as regras que elaboraram com as regras oficiais do basquete.

Exercicios valorizando o passe de um aluno para o outro, utilizando o espaço da quadra também é interessante e faz o aluno começar a se enturmar com o esporte.

Boa sorte!


Comente:

Nenhum comentário