Publicidade

Algumas dicas de como preparar um treinamento de basquete





http://portalfluminense.com.br/olimpico/files/2013/03/equipe-basquete-fluminense-treino.jpg

Basquete é um esporte mundialmente conhecido, principalmente pelo fantástico campeonato norte-americano, a NBA. Está cada vez mais em crescimento e vem cativando um número de fãs todos os anos cada vez maior.
 
Veja como dar maior variedade ao treinamento e melhorar as capacidades dos jogadores de basquete.

Treinamentos de basquete devem ser efetuados em campos destinados para esse esporte. O ideal é juntar 10 jogadores para que no fim do treino possa-se fazer um bom jogo de basquete. Se não, 5 ou até 6 bastam para realizar um bom treinamento. Inicialmente uma corrida leve de 10 minutos é recomendável para aquecer os músculos. Ao fim desse tempo, adicionem a bola de basquete à corrida e controlem a bola enquanto correm em volta do campo.

Após a corrida leve, aqueçam todos os músculos desde o pescoço, ancas, braços até chegar as pernas. Aquecimento de músculos deve ter a duração média de 10 minutos para evitar lesões durante o treinamento.  Rodem bem o pescoço durante o aquecimento e estendam corretamente os braços e pernas até sentirem uma dor leve. Não se preocupem, isso apenas significa que estão alongando bem o músculo.

A partir daqui pode-se ter um treinamento mais técnico de basquete. Junte 2 ou 3 jogadores e faça vários exercícios de passe. Nestes exercícios conta a rapidez que é efetuado o passe e a bola deve bater pelo menos uma vez no chão antes de chegar ao receptor.  Junte movimento ao exercício e ponha todos correndo e passando a bola ao mesmo tempo. Isso irá aumentar os reflexos e poder de recepção da bola de cada jogador.

Depois do passe vem o arremesso. Forme pelo menos uma ou duas filas de jogadores em cada garrafão, cada um com uma bola. Cada jogador deve arremessar de uma determinada distância (quanto mais longe melhor) e tentar acertar a cesta.  Essa parte do treinamento irá focar na concentração e poder de arremessar de cada jogador e irá melhorar bastante sua força no momento de arremessar a bola.

Para treinar o drible opte por uma sessão de treinamento divertido. Faça uma rodinha e coloque dois jogadores no meio com uma bola. O jogador que começa com a bola tem que driblar o adversário quantas vezes conseguir e vice-versa. Vão rodando os jogadores para todos poderem treinar o drible e melhorar a técnica e velocidade.

Não pode faltar a peladinha final. Divida os 10 jogadores em duas equipes e faça um belo jogo de basquete durante o tempo que achar necessário ou que tiver disponível no treinamento. Se tiver menos jogadores, opte por apenas um garrafão, divida os jogadores de forma justa e faça a típica "peladinha de rua" de basquete.

Bons treinamentos!



Comente:

Nenhum comentário