Publicidade

Diferenças entre o basquete feminino e o masculino





http://s2.glbimg.com/NgOzPizIUXuels11bJjqGsBJBtK23I7iYMQI7VMT4elAa9qC86jdgbtAA5mmdsVy/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2012/08/06/bas_leandrinho_ap.jpg

É claro que cada espectador tem as suas preferências quando se trat em assistir um jogo de basquete. Porém, para quem gosta de basquete, acho que o mais interessante é ter um jogo disputado, com equilíbrio e bons jogadores (as) em quadra.

Há algumas diferenças entre o basquete feminino e masculino na dinâmica do jogo em quadra e, no Brasil, em resultados das respectivas seleções. 

A dinâmica no jogo masculino mais físico, enquanto o do feminino é mais tático. Logo, o contato existe mais no masculino do que no feminino. A jogadora que consegue se aproximar e sua o contato da melhor forma possível, acaa de evidenciando das outras jogadoras.

Na parte psicológica, há um receio maior das mulheres arriscar um arremesso do que o homem. Seguindo por essa parte psicológica e na linha do não arriscar tanto, a mudança de direção de uma bola é mais comum do que a inversão da mesma, justamente porque o risco da inversão dar errado é maior. 

http://img.estadao.com.br/fotos/A3/A1/D6/A3A1D62098EE41A7BB162F61E56EF647.jpg

Vários estudos apontam o sexo feminino como tendo maior potencial de aprendizagem do que o masculino, mas em situação de jogo o sexo masculino está melhor preparado para dar uma resposta positiva quando mais de uma ação é requerida.

A capacidade física é importantíssima para diferenciar o masculino do feminino, e a atitude que pode ou não ser influenciada pela capacidade física é outro dos pontos diferenciais.

Em termos de resultados, o basquete feminino do Brasil tem conseguido resultados melhores que o masculino. Porém, se formos observar o interesse entre o basquete masculino e feminino, o basquete masculino ganha, inclusive, tendo um campeonato maior e com maior divulgação. 



Comente:

Um comentário:

  1. Esse texto contém informações impossíveis de serem compreendidas. Demorei horas tentando desvendar pequenos fragmentos, que continuam uma incógnita para mim. 😐😐

    ResponderExcluir