Publicidade

Definição de metas e motivação no Basquete






Resultado de imagem para basquete

Atingir metas no treino por meio da repetição em série semelhante ao ambiente de competição criará confiança. Estabelecer metas é um esforço conjunto dos atletas e técnicos. Os principais aspectos de fixação de metas são:
  1. Metas devem ser estruturadas em de curto, médio e de longo prazos.
  2. Metas devem ser vistas como passos básicos para o sucesso.
  3. As metas devem ser aceitas pelo atleta.
  4. As metas devem variar em dificuldade — de facilmente alcançáveis a desafiadoras.
  5. Metas devem ser quantificáveis.
  6. Metas devem ser usadas para definir o plano de treinamento e competição do atleta.
Atletas com ou sem deficiências intelectuais podem ficar mais motivados ao cumprir metas de curto prazo, em vez de metas de longo prazo; contudo, não tenha medo de desafiar os atletas. Inclua os atletas na fixação de suas metas pessoais. Por exemplo, pergunte ao atleta: "Quantos passes certos você quer fazer hoje? Vamos ver quantos passes certos você fez no último treino. Qual é o melhor que pode fazer? O que você acha que consegue fazer?" Conhecer as razões que levaram o atleta a participar é importante ao estabelecer metas. Há fatores participativos que podem influenciar a motivação e o estabelecimento de metas:
  • Adequação de idade
  • Nível de habilidade
  • Nível de prontidão
  • Desempenho do atleta
  • Influência da família
  • Influência dos colegas
  • Preferências do atleta
Metas de desempenho contra metas de resultado
Metas efetivas focam em desempenho e não em resultado. Desempenho é controlado pelo atleta. Resultados são freqüentemente controlados por terceiros. Um atleta pode ter um desempenho admirável e não vencer o torneio porque outros atletas atuaram ainda melhor. Da mesma forma, um atleta pode atuar de maneira fraca e ainda assim vencer, se os outros atletas tiverem atuado em um nível mais baixo. Se o objetivo do atleta é fazer um percurso em um período determinado, ele estará mais apto a atingir esse objetivo do que vencer. No entanto, o atleta estará ainda mais apto a atingir seu objetivo se esse objetivo for terminar a corrida da maneira correta. Esta meta de desempenho finalmente dá ao atleta maior controle sobre seu desempenho.
Motivação por meio de definição de metas
A definição de metas provou ser um dos mais simples e efetivos recursos motivacionais desenvolvidos para o esporte nas três últimas décadas. Por não ser um conceito novo, hoje as técnicas para definição de metas foram refinadas e esclarecidas. Motivação consiste nas necessidades e na luta para atendê-las. Como você pode aprimorar a motivação de um atleta?
  1. Dedique mais tempo e atenção a um atleta quando ele/ela tiver dificuldades para desenvolver uma habilidade.
  2. Recompense as pequenas conquistas a nível de habilidades.
  3. Desenvolva outras medidas de conquistas além da vitória.
  4. Mostre aos atletas que eles são importantes para você.
  5. Mostre aos atletas que você tem orgulho deles e está empolgado com o progresso de todos.
  6. Colabore para a auto-estima dos atletas.
Metas orientam. Elas nos dizem quais necessidades precisam ser contempladas. Elas aumentam o esforço, persistência e a qualidade do desempenho. Definir metas também requer que o atleta e o técnico determinem técnicas para o cumprimento dessas metas.
Itens mensuráveis e específicos
Metas efetivas são muito específicas e mensuráveis. Metas como "Eu quero ser o melhor que puder!" Ou "Quero melhorar meu desempenho!" são vagas e difíceis de quantificar. Soam positivas mas difíceis, se não impossíveis, de perceber se foram alcançadas. Metas mensuráveis devem definir uma base de desempenho registrado durante uma ou duas semanas decorridas para que possam ser realistas.
Difícil, mas realista
Metas efetivas são vistas como desafios, não ameaças. Uma meta desafiadora é aquela percebida como difícil mas realizável dentro de um período razoável e com quantidades razoáveis de esforço e habilidade. Uma meta ameaçadora é aquela percebida como além do alcance da capacidade atual de alguém. Realismo implica que julgamento está incluído. Metas definidas sobre uma base de desempenho registrado durante uma ou duas semanas decorridas têm mais chances de serem realistas.
Metas de longo contra curto prazo
Tanto as metas de longo como de curto prazo geram uma direção, mas as metas de curto prazo parecem ser mais motivadoras. Metas de curto prazo são prontamente realizáveis e são passos básicos para metas de longo prazo mais distantes. Metas de curto prazo não realistas são mais facilmente reconhecíveis do que as de longo prazo não realistas. Metas não realistas podem ser modificadas antes que valioso tempo de treino seja perdido.
Definição de metas positivas contra negativas
Metas positivas indicam o que fazer ao invés de o que não fazer. Metas negativas desviam nossa atenção para erros que desejamos evitar ou eliminar. Metas positivas também requerem que técnicos e atletas decidam como eles desejam atingir essas metas específicas. Assim que a meta for estabelecida, o atleta e o técnico devem determinar estratégias e técnicas específicas para que o objetivo seja cumprido com sucesso.
Definir prioridades
Metas efetivas são limitadas em número e significado para o atleta. Definir um número limitado de metas requer que os atletas e técnicos decidam o que é importante e fundamental para o desenvolvimento contínuo. O estabelecimento de algumas metas selecionadas com cuidado permite que os atletas e técnicos mantenham registros precisos sem se sobrecarregar com a manutenção dos mesmos.
Definição de metas mútuas
A definição de metas torna-se um recurso motivacional eficiente quando os atletas estão comprometidos em atingir essas metas. Quando essas metas são impostas ou definidas sem contribuição significativa dos atletas, a motivação não tem chances de crescer.
Definir linhas de tempo específicas
Datas-alvo proporcionam urgência nos esforços do atleta. Datas alvo específicas tendem a eliminar as fantasias e clarificar quais metas são realistas e quais não são. Linhas de tempo são especialmente valiosas em esportes de alto risco onde o medo freqüentemente promove a procrastinação no aprendizado de novas habilidades.
Definição de metas formais contra informais
Alguns técnicos e atletas julgam que metas devem ser definidas em reuniões formais fora do treino e requerem longos períodos de avaliação cautelosa antes de serem fixadas. As metas são, literalmente, progressões que os técnicos utilizam há anos e, hoje em dia, são expressas em termos mensuráveis de desempenho, em vez de resultados vagos e generalizados.
Metas individuais contra coletivas
Enquanto metas coletivas parecem ter grande importância para esportes em grupo, a realidade é que a maioria das equipes pode ser dividida entre papéis e responsabilidades individuais. Cada membro deve cumprir esses papéis individuais ou responsabilidades para que a equipe funcione eficientemente.
Domínios de definição de metas
Quando solicitado a definir metas, atletas geralmente se concentram no aprendizado de novas habilidades e desempenho em competições. Um papel principal do técnico é fazer o atleta alargar sua percepção destas áreas, e a definição de metas pode ser uma ferramenta útil. As metas podem ser definidas para aperfeiçoar a forma física, melhorar a frequência, aumentar a intensidade, promover o espírito esportivo, desenvolver o espírito de equipe, encontrar mais tempo livre ou estabelecer consistência.
Definir metas é um esforço em conjunto entre o atleta e o técnico. A seguir, os principais itens para a definição de metas:
Estruturadas em curto prazo e longo prazo
  • Transformam sementes em sucesso
  • Devem ser aceitas pelo atleta
  • Varie na dificuldade — de facilmente alcançável a desafiador
  • Devem ser mensuráveis
Objetivos de Curto Prazo
  • Aprender basquetebol em um ambiente divertido.
Meta de Longo Prazo
O atleta desenvolverá as habilidades básicas do basquetebol, um comportamento social apropriado e um conhecimento funcional das regras necessárias para participar com sucesso de competições de basquetebol.

Publicadoem 02/07/13 e revisado em 23/02/19


Comente:

Nenhum comentário