Publicidade

Como bloquear um arremesso no basquete







O famoso toco ou bloqueio de um arremesso é uma das jogadas defensivas mais empolgantes do basquete. Isso pode afetar definitivamente o psicológico de um jogador pela intimidação, causando-lhe um senso de rejeição e colocando em dúvida suas habilidades ofensivas no decorrer do jogo. Eis como fazer isso de forma efetiva.

Passos

Trabalhe sua explosão. Ser capaz de saltar alto rapidamente não é crucial para bloquear um arremesso, mas facilita muito

Antecipe o arremesso
. Você não tem como saber ao certo se um jogador irá arremessar a bola, mas com a experiência, você ganhará uma boa noção de quando alguém estiver prestes a fazer um arremesso

Salte em linha reta
. Desta forma, se o seu oponente só ameaçar o arremesso, ele não poderá ir em direção a você para cavar a falta quando você estiver descendo. Você pode ter que fazer isso para bloquear o arremesso.

Bloqueie no tempo certo
. Você deve encostar na bola imediatamente após ela sair da mão do jogador que tiver feito o arremesso.

Dicas

  • Mantenha o controle da bola ou bloqueie passando para um companheiro para que você possa fazer uma pausa rápida.
  • Duplicar a marcação nas penetrações é um ótimo jeito de conseguir um bloqueio. A maioria dos jogadores não esperará por isso, então, apenas dobre a marcação e bloqueie.
  • Embora pareça básico, é importante lembrar de bloquear a bola no ponto futuro e não onde ela está no momento em que você vai para bloquear.
  • Lembre-se de que você precisa ser um jogador com estatura adequada para fazer isso. Você não pode simplesmente ir e tentar bloquear um arremesso com seus 1,60 m de altura. Geralmente, isso não funciona.
  • Mantenha o olhar na bola o tempo todo.

Avisos

  • Mover seu braço para baixo pode significar cometer uma falta, mesmo que toque só a bola no bloqueio.
  • Não espere muito para bloquear. Você não deve bloquear o arremesso quando a bola já tiver atingido o ponto mais alto de sua trajetória ou bater na tabela. Isso seria um bloqueio na descendente, validando os pontos do adversário mesmo que a bola não entre.
  • Não toque no aro ou segure na redinha. Isso pode gerar uma marcação de bola na descendente ou uma interferência.

Materiais Necessários

  • Antecipação de um arremesso
  • Tempo de bola
  • Explosão no salto
  • Noção da quadra
  • Impulso vertical



Comente:

Nenhum comentário