Publicidade

Fundamentos do ataque no Basquete








O basquetebol é praticado em equipe, e nos esportes coletivos a vitória de uma equipe depende das qualidades do jogador e do entendimento entre os jogadores.

No basquetebol, o trabalho em equipe é essencial para se obter bons resultados.

Os principais fundamentos do ataque no basquete são:

Drible- Ao contrário do futebol, o drible, significa bater a bola no chão, visando o deslocamento e não cometer a violação de andar.

Passe- Transferência da bola de um atleta para outro.

Arremesso- Definir o ataque, bandeja, arremesso livre, e de três pontos.

Quando se organiza o ataque e suas variações, o técnico tem que avaliar várias características de sua equipe (físico, técnico, cognitivo Etc…) , as regras da competição( tipos de defesa permitidos, critérios de arbitragem Etc…) e conhecimento das características do adversário. Depois disso, o técnico deve escolher qual formação, será benéfica a sua equipe.

Dicas para um ataque eficaz no basquete:

1. Deve penetrar a defesa – Análise do problema, dividindo-o em partes e explicitando suas variáveis.

2. As habilidades devem ser treinadas no ritmo de contra-ataque de uma tabela à outra. Aperfeiçoar sempre o método de solução de problemas, utilizando-se para isso situações mais próximas do real possíveis.

3. Mantém distância de 4,5m entre os atacantes, abrindo espaços na quadra – Reconhecer as forças e fraquezas da equipe e se preparar para agir coletivamente frente às oportunidades.

4. Define movimentos de jogador e da bola com uma finalidade – Análise de sensibilidade de cada variável do problema, maximizando assim os resultados da ação.

5. Cria fortes posições de rebote e bom balanço defensivo para todos os arremessos – Antecipação dos problemas e das ameaças.

6. Dá ao jogador com a bola a oportunidade de passar para quaisquer companheiros – O espírito de equipe deve prevalecer sempre e as reações aos problemas devem ser comuns a todos e rápidas. 

7. Utiliza as habilidades individuais dos jogadores em cada cenário de jogo – Conhecendo-se cada variável do problema e as forças que temos em mãos, utilizar a mais adequada na medida certa.


Ebook Gratuito: Atividades de Iniciação de Basquete
Receba primeiro os posts deste Blog
Grupos de Whatsapp sobre Esportes

Comente:

Nenhum comentário